Na manhã desta sexta-feira (30) a PMDF realizou um evento em homenagem ao Dia da Policial Militar Feminina do Distrito Federal, comemorado hoje, dia 1° de Julho.
A data se referencia ao ingresso da primeira turma de mulheres na instituição, em 1º de julho de 2023.
A presidente da CABE, a coronel Maria Costa, foi convidada a compartilhar a sua trajetória e o pioneirismo da primeira turma do CPFEm com a plateia, formada praticamente de mulheres.
Maria Costa fez questão de citar curiosidades de como foi a apresentação pessoal, o alojamento, primeiros socorros, ocorrências envolvendo mulheres, crianças e idosos, policiamento ostensivo, armamento e radiopatrulhamento. O curso contribuiu para a ampliação de oportunidades e mudança de quadros, quebrando paradigmas.
“As coisas mudaram na Corporação, agora podemos alcançar postos de comando" (coronel Maria Costa).
Na cerimônia a Coronel Ana Paula Barros Habka (Chefe do Estado-Maior) destacou que as mulheres são capazes de cumprir qualquer missão, com coragem e superando seus limites.
“Nenhum desafio é grande demais, a mulher pode trabalhar onde ela quiser” (coronel Ana Paula Barros Habka).
O Comandante-Geral da PMDF, coronel Klepter Rosa Gonçalves, retratou também a enorme satisfação em celebrar a marca histórica de 40 anos da presença feminina na Corporação.
“Elas contribuem de forma ímpar para moldar o futuro de nossa corporação, e nós devemos continuar trabalhando para promover a igualdade, reconhecendo sempre o valor de vocês mulheres para a Polícia Militar do Distrito Federal”, ressaltou (coronel Klepter Rosa Gonçalves).
O Tenente-coronel Gisleno (Chefe da Capelania Evangélica da PMDF) também proferiu belas palavras no Auditório do CMT. Segundo ele, as mulheres, desde sempre, possuem grandes desafios, e são virtuosas. Conseguem obter vitórias profissionais merecidas em um ambiente predominantemente masculino, fazendo a diferença. “São inúmeros desafios que somente a mulher pode fazer, no contexto dela. Maternidade, casamento, papéis sociais. Gratidão a Deus por ver essas mulheres na Corporação. Peço a Ele que as fortaleça”, finalizou.
A solenidade também contou com a palestra da Doutora Mariana Queiroz Aquino, Juíza Federal da Justiça Militar, com o tema “Proteção Jurídica à Mulher Militar”. Ela contou que, no começo, sentiu-se diminuída, desmoralizada e sofria muito preconceito enfrentando o machismo diariamente.
“A equipe não me respeitava, sempre me julgava por eu ser mulher. Isso me marcou muito”, destacou (dra Mariana Queiroz Aquino).
O chefe da Capelania Evangélica da PMDF, tenente-coronel Gisleno, destacou a jornada de desafios que as mulheres sempre tiveram. Segundo o capelão a mulher é virtuosa e consegue obter vitórias profissionais merecidas em um ambiente predominantemente masculino, fazendo a diferença.
“São inúmeros desafios que somente a mulher pode fazer, no contexto dela. Maternidade, casamento, papéis sociais. Gratidão a Deus por ver essas mulheres na Corporação. Peço a Ele que as fortaleça”, finalizou.
A CABE nesta data celebrativa exalta o pioneirismo e a bravura da primeira turma, e com muito orgulho parabeniza o avanço das mulheres nos cargos, funções e responsabilidades da corporação. Essa trajetória trouxe humanização, equilíbrio e um novo capítulo na história da segurança pública da capital.
Comentarios