top of page
ascom274

Brasil tem uma das maiores incidências de câncer de boca do mundo

Atualizado: 17 de jul.


Você já ouviu falar em Julho Neon? Trata-se de uma campanha que tem como objetivo conscientizar sobre a saúde bucal, os cuidados necessários para a prevenção e diagnóstico precoce de qualquer enfermidade, em busca da cura.


E para tratar desse tema, a CABE entrevistou o cirurgião-dentista, Dr. José Reinaldo Murarolli o responsável Técnico da Operadora Odontogroup. Murarolli vai falar sobre o câncer de boca, que infelizmente acomete muitos brasileiros.


Murarolli explica que o câncer de boca, também conhecido como câncer de lábio e cavidade oral, é um tumor maligno que afeta os lábios e as estruturas da boca, como gengivas, bochechas, céu da boca (palato), língua (principalmente as bordas) e a região embaixo da língua (assoalho da boca).


O médico ressalta que a incidência no Brasil é considerada uma das mais altas do mundo, e acomete principalmente a população do sexo masculino, sendo classificado como o quinto tumor mais frequente em homens. Infelizmente, na maioria dos casos é diagnosticado em estágios avançados.


Para se ter uma ideia, de acordo com estimativas do Instituto Nacional de Câncer (INCA), em 2022 foram registrados mais de 15 mil novos casos da doença no país, sendo 10.900 em homens e 4.200 em mulheres. Além disso, os registros mostram que 6.192 pessoas morrem de câncer de boca por ano.


Por isso é importante estar atento sempre aos fatores de risco do câncer bucal, tendo em vista que ele tem seu desenvolvimento estimulado por fatores ambientais e fatores hereditários, tais como:


– Idade superior a 40 anos;

– Sexo masculino;

– Tabagismo;

– Alcoolismo;

– Má higiene bucal;

– Desnutrição e imunodepressão;

– Uso de próteses mal ajustadas;

– Irritação crônica da mucosa bucal;

– Consumo excessivo e prolongado de chimarrão.


Além disso, a falta de higiene bucal, a exposição excessiva ao sol, câncer labial, e a infecção pelo vírus HPV também aumentam o risco de desenvolvimento do tumor.


Fique de olho nos sinais e sintomas:

Essa doença se manifesta por meio de lesões, aftas e feridas. Confira os sintomas:


  Lesões na boca que não cicatrizam por mais de 15 dias;

  Manchas vermelhas ou esbranquiçadas na língua, gengiva, céu da boca ou bochecha;

  Nódulos no pescoço;

  Rouquidão persistente ou dor no ouvido, sem perda de audição;

  Dormência, dor ou sensibilidade em qualquer lugar da boca, incluindo a língua;

  Dificuldade para mover a mandíbula ou língua, mastigar, engolir ou falar;

 

Em qualquer um desses sintomas, deve-se consultar um dentista, que fará o diagnóstico. É importante tratar o tumor nas fases iniciais para não desenvolver metástases (quando o tumor se espalha por outras partes do corpo).

Como diminuir o risco?


Evite ou reduza o consumo de fumo e de álcool;

Mantenha uma boa higiene bucal;

Faça uma alimentação rica em frutas, verduras e legumes;

Faça o auto exame da boca de forma rotineira;

Visite seu dentista regularmente pelo menos de 6 em 6 meses.


O cirurgião-dentista ressalta que o diagnóstico precoce dessa doença é fundamental.


"Na grande maioria das vezes o diagnóstico é tardio, tornando o prognóstico desfavorável.  Em casos avançados o tratamento geralmente é mutilante e doloroso, gerando sequelas estéticas e funcionais com grande impacto sobre a qualidade de vida e saúde psicológica dos pacientes acometidos".


Murarolli também destaca que uma maior atenção deve ser dada às lesões brancas e/ou avermelhadas.


"Isso se dá devido ao potencial de malignização das leucoplasias, eritroplasias e eritroleucoplasias, sendo a biópsia imprescindível nesses casos, principalmente por tratar-se de diagnósticos de exclusão. Sendo assim, o papel dos cirurgiões dentistas   é fundamental para o controle do câncer de boca e para que os casos suspeitos sejam diagnosticados de maneira eficiente e rápida".


Portanto, o dentista enfatiza a importância do cuidado com a saúde bucal, tendo em vista que prevenir é sempre o melhor remédio.


A Odontogroup é um dos parceiros da CABE que cuida da saúde bucal de nossos associados. A CABE está sempre pensando em fortalecer parcerias que levem aos associados serviços de qualidade e benefícios.


Segue abaixo sugestão da sequência do auto exame bucal:


389 visualizações1 comentário
bottom of page